quarta-feira, 28 de abril de 2010

Trabalho 8ª

Desenvolvimento Sustentável




Do ponto de vista humano, tudo o que possa ser obtido do ambiente em benefício das suas necessidades é encarado como um recurso. Alimentação, água, abrigo são exemplos de recursos, bem como os transportes, as comunicações, todos os bens fabricados pela mão humana, etc.
Alguns recursos, como a luz solar, o vento, a água potável de superfície ou o solo fértil, estão diretamente disponíveis ao Homem. Já outros recursos, como o petróleo, o ferro, a água potável subterrânea ou alguns produtos agrícolas, só se encontram disponíveis mediante o emprego de alguma tecnologia.
Com o aumento da população humana e o aumento do consumo verifica-se um aumento da degradação dos recursos e do ambiente.
Todos nós temos a nossa cota parte de responsabilidade no esgotamento dos recursos geológicos e por isso devemos adotar comportamentos e adquirir valores que contribuam para a exploração sustentada dos mesmos, prolongando assim o tempo de Vida do nosso Planeta e conseqüentemente o nosso.


A tarefa

agora... vamos ao trabalho...procurar descobrir como podemos explorar de uma forma sustentável os recursos geológicos...No final, vamos mudar os nossos comportamentos???

Em primeiro lugar, os alunos devem formar 5 grupos de trabalho
Depois, cada grupo deve escolher um dos temas seguintes para o seu trabalho:
- Recursos hidrogeológicos
- Recursos energéticos (Combustíveis fósseis e Energia nuclear)
- Recursos energéticos renováveis (Energias Renováveis)
Montar uma apresentação em PowerPoint com, no máximo 6 slides, que devem conter explicações sobre o tema escolhido pelo grupo.

Sobre o tema escolhido é importante que fique claro as informações sobre cada tema, bem como o impacto ambiental, as diferentes formas de utilização pela sociedade e possíveis soluções para os impactos de seu consumo, e o papel de cada um no desenvolvimento sustentável.




Se há uma lição a tirar (...) é que temos uma sorte enorme em estar aqui (...). Ao que parece, conseguir qualquer tipo de vida neste planeta é uma grande proeza.
Claro que, como seres humanos, temos sorte a dobrar: não só gozamos o privilégio de existir como ainda temos a extraordinária capacidade de apreciar a vida (...). Chegámos a esta posição eminente num período espantosamente curto. Os seres humanos modernos (...) só existem há um tempo correspondente a 0,0001 por cento da história da Terra. Mas sobreviver, mesmo nesse curto período de tempo, tem exigido uma cadeia quase infinita de momentos de sorte.
Estamos , na verdade, no início de tudo. O difícil, agora, é termos o cuidado de nunca chegar ao fim. e isso, quase de certeza vai exigir muito mais do que simples sorte..."